Limpeza

Prevenção

Sendo a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio externo, nossa boca é uma das principais portas de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. É por isso que, uma boa higiene e ir ao dentista regularmente diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e sistêmico. A prevenção é a forma mais simples e indolor de evitar problemas. Portanto tenha consciência e visite o seu dentista regularmente para evitar problemas futuros.

Limpeza Dentária

tártaro ou cálculo dentário, é o resultado da mineralização da placa bacteriana ou biofilme maduro. O biofilme dental começa aderir nas superfícies dos dentes logo após a escovação, e com o passar dos dias em cima desta placa inicia-se a acumulação de restos de alimentos que ao não serem removidos adequadamente, são solidificados junto às bactérias e sais minerais da saliva, ou seja esse conjunto de restos de comida + as bactérias + sais minerais da saliva formarão uma placa dura chamada cálculo dental ou tártaro que não deverá mais sair somente com a escovação, somente com uma raspagem feita no consultório. Caso não seja removido pode inciar-se uma gengivite que quando não cuidada poderá evoluir a uma periodontite e consequentemente levar a perda dos dentes. A limpeza de tártaro deve ser feita a cada seis meses ou conforme a orientação do seu dentista.

gengivite (inchaço na gengiva e sangramento) e periondite (doença inflamatória crônica ou aguda da gengiva e do periodonto) são doenças ocasionadas, na maioria dos casos, pela falta de uma higiene bucal adequada. Os estágios inicias acontecem quando a placa bacteriana se acumula entre o dente e gengiva. Caso não sejam tratados, esses problemas podem se desenvolver e ocasionar inflamações sérias, que danificam os tecidos periondontais (tecido que sustenta a raiz do dente) e podem levar a perda dos dentes.

Nos casos mais avançados dessas patologias, as bactérias e microrganismos podem entrar em contato com a corrente sanguínea e ocasionar problemas até de coração, no caso da endocardite bacteriana, uma complicação da periodontite. Por isso, é crucial que você tenha hábitos de higiene, cuidados diários e ir ao dentista regularmente para realizar limpeza que consiste na remoção de placa bacteriana e tártaro.

plugins premium WordPress